O Singleton é um padrão de design de software que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a essa instância. Em outras palavras, o Singleton garante que uma determinada classe tenha apenas uma única instância e fornece um meio para que outros objetos possam acessar essa instância de forma global.
Existem várias razões para usar o padrão Singleton em um sistema. Uma das razões mais comuns é controlar o acesso aos recursos compartilhados, como conexões de banco de dados ou pools de threads. Ao restringir a criação de instâncias de uma classe a apenas uma, o Singleton garante que não haverá conflitos de acesso a esses recursos.
Para implementar o padrão Singleton, você geralmente precisa:
Um construtor privado: Isso impede que outras classes instanciem a classe Singleton diretamente.
Uma variável privada e estática para armazenar a única instância: Isso é geralmente acompanhado de um método público e estático para acessar essa instância.
Controle de acesso: O acesso à instância Singleton deve ser controlado através do método público e estático, que cria a instância apenas se ela ainda não foi criada ou retorna a instância existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário